Nossa História

Diz a lenda, que há muitos anos atrás, no Plano Espiritual, um grupo de Espíritos se comprometeu em ajudar a divulgar a Doutrina Espírita no Brasil. Em trabalhar em prol do bem comum tendo como diretriz os ensinamentos de Jesus. Para conseguir fazer isso seria necessário um Centro Espírita.

Já encarnados, aqui no plano físico, fundaram o Centro Espírita Nova Era criado a partir do idealismo de Alfredo CortelazzoAngelino Rafael João Lopes, ou “Sr. Lopes” como ficou conhecido. O ideal deles era praticar o Espiritismo de acordo com a codificação de Allan Kardec.

Com o apoio de um grupo de companheiros iniciou a arrecadação de recursos financeiros e a busca de um local para a implantação do núcleo espírita. Foi este grupo que escolheu o nome “Nova Era” para nossa casa, pois eles esperavam que este núcleo fosse um marco da divulgação e dos estudos da Doutrina Espírita, onde o Espiritismo realmente fosse praticado à luz da codificação de Allan Kardec. Onde a assistência social e espiritual fosse prioridade, marcadas por um trabalho humanitário e fraterno. Realmente uma “Nova Era” para a época.

O Inicio – 1947

Como a maioria do grupo morava no bairro do Belém em São Paulo, esse acabou sendo o bairro escolhido para o Nova Era. Nossa casa iniciou suas atividades dividindo uma sala com outro Centro, ambos revezavam os dias de funcionamento.

Com bastante esforço e trabalho o centro foi levando adiante seus sonhos e ideais espíritas. Depois de algum tempo com o aumento dos frequentadores e adeptos, tornou-se necessário um outro local. Onde fosse possível ampliar os trabalhos para todos os dias da semana.

Fora então alugado outro salão de dimensões maiores na Rua Belém. As atividades foram se estendendo mais e Aulas direcionadas a infância e juventude foram implantadas aos domingos de manhã.  Os trabalhadores e frequentadores continuavam se multiplicando, e depois de algum tempo, com o auxílio de muitos deles, adquiriu-se um terreno e se iniciou a construção da sede própria do Nova Era, local em que estamos até hoje.

Festas foram feitas, campanhas e doações de materiais para auxiliar na obra. Muito esforço foi realizado e em diversas áreas a mão de obra foi cedida. E com o plano espiritual sempre auxiliando os projetos do bem, as dificuldades foram sendo superadas e nossos fundadores foram realizando seu sonho.

A Sede Própria

Em 30/09/1962, nossos fundadores realizaram seu sonho e a tão almejada “sede própria” foi inaugurada!

Só que a essa altura, esse sonho já não era apenas do Sr. Lopes, mas também daqueles que haviam se contagiado com os ideais espíritas. Neste pont, o sonho de alguns se torna o sonho de muitos que permaneceram firmes naquilo a que se propuseram, trabalhando e se dedicando sem esmorecer diante das dificuldades.

Os ideais filantrópicos sempre estiveram presentes, e apesar da muita luta apresentada, o Nova Era não se afastou de suas diretrizes, praticando a caridade através de visitas à entidades necessitadas. Além claro, de manter o mesmo trabalho no próprio Centro
através do Departamento de Assistência Social.

O departamento de Assistência Social do Nova Era foi fundado e dirigido pela Sra. Izolina, esposa do Sr. Lopes e a Sra. Julieta Cortelazzo.

As Fundadoras da Assistência Social

1995 – O Primeiro Jornal

Nosso primeiro jornal foi produzido em setembro de 1995.

1997 – Meio século de Existência

Em 23/09/1997 nossa casa completou 50 anos de muito trabalho e auxílio físico e espiritual

2005

Em 2005 começamos os Encontros dos Trabalhadores.

2007 – 60 Anos de Nova Era

A Casa precisava de um cuidado, e em 2007 a comemoração dos 60 anos foi diferente. Com uma reforma total, e sem interromper os trabalhos. Tempos difíceis por causa do transtorno das obras.

2008 – Reinauguração

A casa ficou pronta, novinha! Com muita alegria reinauguramos o Centro Espírita Nova Era comemorando os nossos 61 anos.

2017 – 70 Anos do Nova Era

Em 2017 a casa completou 70 anos.

Daqui para Frente

Seguiremos nossa caminhada sempre com trabalho e coragem, e continuamos assim.

Muitos chegaram à casa há bastante tempo, continuam por aqui firmes e fortes. Temos aqueles que já nasceram fazendo parte do Nova Era e também os companheiros que chegaram a pouco. Os que já não continuam conosco por um motivo ou por outro, e também aqueles que já não estão entre nós fisicamente. Mas, que com certeza espiritualmente estão por aqui!

Seria difícil enumerar todos sem deixar alguém de fora, mas sabemos que estão sempre presentes no dia a dia de nossa casa.